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PRINCÍPIOS DA GESTÃO COMERCIAL DE ALTA PERFORMANCE

Primeiro vamos alinhar: o quê é alta performance?

Termo usado com frequência de uns anos para cá. Com forte apelo comercial tem sido atribuído a diversas áreas. Para Marlus Jungton, pesquisador, consultor em projetos de reestruturação comercial e maratonista a definição mais adequada vem do esporte onde o termo também é conhecido como “alto-rendimento”: Alta Performance é manter um ritmo de treino superior a maioria dos competidores e por consequência obter resultados melhores que a maioria que concorre com você naquele contexto. Simples assim!

A partir daí é relevante outro alinhamento: qual a medida do “superior aos demais”? É um volume maior que a média do seu entorno, do seu contexto, de onde você está inserido. Por exemplo, em uma corrida de amadores com apenas 10k, obter alta performance é manter-se num ritmo maior que a maioria e chegar entre os primeiros. Mas se for uma maratona internacional alta performance pode exigir que você esteja entre os dez ou vinte competidores que completam os 42k em até 2h30min, quando a maioria vai levar de quatro a cinco horas. Então depende do seu contexto!




















Para Marlus Jungton a Gestão Comercial de Alta Performance significa administrar o departamento de vendas de uma organização com alta produtividade diária, superando resultados anteriores no histórico da própria organização, e num ritmo de crescimento maior que seus concorrentes. Em outras palavras, a gestão comercial é de alta performance quando: 

Os vendedores tem treinamento com regularidade e num aprofundamento maior que os concorrentes; 

O volume de vendas diário se mantém no limite da produtividade causando pouca ou nenhum “barriga” entre as semanas do mês; 

A equipe trabalha com foco. Há pouca distração; 

A estratégia da organização está traçada para crescimento e liderança do seu mercado, mesmo que a longo prazo (pode ser a liderança da cidade, do segmento, ente os concorrentes, etc.); 

Todos estão comprometidos com resultados grandes, desafiadores e aparentemente impossíveis; Todas as oportunidades são percebidas e aproveitadas. O que significa que vendas adicionais são estimuladas, a carteira de inativos é trabalhada, prospects são desenvolvidos através de uma régua de relacionamento consistente e seguida por todos; 

A equipe é gerida por um gerente alinhado com a estratégia da empresa, que controla resultados três vezes por dia, e orienta constantemente cada membro da equipe (está na velocidade certa? está indo na direção certa?) 

E principalmente: é quando vendedores e gerentes entendem que não estão neste mundo apenas para pagar suas contas e morrer. Existe um propósito claro e uma vontade grande de deixar uma pegada na história. Seja qual for a sua história. 

 Agora uma constatação óbvia e realista: a maioria das empresas de um mesmo segmento não terá uma equipe comercial de Alta Performance. Da mesma forma que uma prova de maratona não terá milhares de atletas de alta performance. É uma espécie de lei do mais forte, e até mesmo uma opção da maioria, que estará ali por qualquer outro motivo válido e nobre, mas diferente de ser o primeiro, de estar entre os líderes. Entretanto isto não impede um gestor de buscar este status. Mas antes de você começar é importante saber: 

Vai custar caro

Vai doer 

Vai ocupar muito tempo 

Vai aumentar a sua exposição 

Vai te tirar da zona de conforto e no geral isto não é prazeroso 

Ainda que seja difícil, Marlus Jungton complementa “empresários são por natureza agentes de transformação e no geral diretores de vendas são (ou deveriam ser) a combinação madura de uma personalidade que envolve competividade e visão estratégica. Ambos sabem que a liderança tem seu preço e seu risco, mas invariavelmente gera ganhos e satisfação incalculáveis, e viciantes”.

Para reunir gestores de vendas alinhados com este estilo de gestão comercial Marlus Jungton criou no YouTube um canal para debater pesquisas, cases e orientações sobre como criar e manter uma equipe comercial em alta performance. Com vídeos curtos de poucos minutos e veiculação semanal os vídeos vão ao ar toda segunda-feira às 7h da manhã, para que você gestor assista antes da sua reunião semanal de alinhamento com a equipe comercial.

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